Combate ao fumo: troque o cigarro pelo exercício e ganhe mais saúde.


O mecanismo da dependência é um dos aspectos mais controvertidos e complexos estudados pela ciência. Entretanto, existem alguns fatos já comprovados e que podem contribuir para ajudar os dependentes dos chamados vícios que tanto prejudicam a saúde. Existem inúmeras pesquisas que já associaram os mecanismos de dependência a um mediador químico cerebral relacionado à sensação de prazer.
Na verdade trata-se de uma substância bastante conhecida dos praticantes de exercícios. Já se sabe que quem faz da atividade física um hábito, passa a se tornar de certa forma dependente dos exercícios. Esta dependência é uma sensação agradável que a ciência explica pela liberação das endorfinas.
As endorfinas são neurotransmissores liberadas no sistema nervoso central que de fato provocam uma sensação de prazer ou recompensa, até difícil de ser explicada, porém capaz de criar uma dependência, neste caso prazerosa e saudável.
O que se sabe é que o exercício físico libera endorfinas desde que o mesmo seja agradável, de boa tolerância e com um mínimo de duração. O que a ciência também ensina é que infelizmente a liberação de endorfinas não está associada somente aos exercícios.
Existem evidências de que várias outras situações ou hábitos ligados ao mecanismo da dependência, também estão relacionadas à liberação de endorfinas. Parece existir um elo
comum na figura deste neurotransmissor na dependência ao fumo, ao álcool, e até mesmo na dependência às drogas.
FONTE : GLOBOESPORTE.COM


Play List : Te Amo como nunca amei ninguém ...

Exaltasamba

Te Amo como nunca amei ninguém



Jacaré é encontrado em canal por moradores da Zona Sul do Recife.


Um jacaré foi encontrado no canal de Guarulhos, em Jardim São Paulo, Zona Sul do Recife, por volta das 21h40 de segunda-feira (22). O animal foi capturado por moradores do bairro, que afirmam se tratar de uma fêmea. De acordo com testemunhas, ele tem mais de 2 metros de comprimento. Não é a primeira vez que um jacaré é encontrado no bairro.
Ainda durante a manhã, a Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) foi à comunidade para resgatar o jacaré e levá-lo até o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Especialistas recomendam interdição dos cemitérios públicos de Maceió.



Assim, no estudo "Avaliação da Contaminação das Águas Subterrâneas por Atividade Cemiterial na Cidade de Maceió", a pesquisadora Florilda Vieira recomenda a interdição dos antigos cemitérios da capital alagoana e a implantação de novos cemitérios a partir de avaliações técnicas e estudos.
Diante desta realidade, que é semelhante à de diversas outras cidades brasileiras, o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) estabeleceu, através da Resolução 335 de 2003, critérios para adequação dos cemitérios. O documento, que dispõe sobre a licença ambiental, também rege sobre todos os procedimentos seguros para  enterramento e inumação dos corpos.

Apesar de autoridades e especialistas afirmarem que sabem dos problemas e riscos presentes nos cemitérios públicos da capital alagoana, as soluções para o problema estão longe do consenso. A iniciativa de interdição esbarra no receio de que falte um local público para o sepultamento dos corpos.
Com isso, as inspeções e relatórios, muitas vezes requisitados pelo Ministério Público Estadual (MPE), terminam mais sendo motivo de constrangimento para os administradores e a prefeitura do que forçar os gestores a realizarem as adequações requisitadas.

Reflexão do dia !

Crime brutal : Homem mata ex-mulher asfixiada e a sepulta pela madrugada




CEARÁ - Um crime marcado por muita frieza e crueldade foi desvendado nesta terça-feira (23/04/2013), pela polícia de Crato. A jovem Maria Alana Gomes de Lima, de 18 anos, que morava na Rua Professora Adalgisa Gomes de Matos (Parque Recreio) naquele município foi asfixiada e morta pelo seu ex-companheiro Joserlandio Amorim de Brito, de 21 anos, residente na mesma rua. Ao ser preso, o mesmo confessou com detalhes toda a trama motivada pela cobrança do dinheiro referente aos oito meses de atraso da pensão alimentícia. A garota estava desaparecida desde o meio dia desta segunda-feira quando saiu ao encontro de Joserlandio para, supostamente, tratar sobre a festa de primeiro aniversário do filho do casal. O acusado contou que fez sexo pela última vez com a garota a qual, depois, foi asfixiada e morta. O passo seguinte foi ocultar o cadáver sob a sua cama por conta da proximidade na chegada dos seus familiares. Ele disse que esperou seus parentes dormirem e, pela madrugada, apanhou uma enxada e jogou o corpo nas costas. O acusado se dirigiu até uma área de brejo num denso matagal nas imediações de um campo de futebol e da Cerâmica Batateiras, a fim de providenciar o enterro em meio à escuridão. A cova foi rasa para apressar a ocultação com receio de ser notado. Com as notícias do desaparecimento da mulher espalhadas, a polícia adotou como caminho inicial uma conversa com Joserlandio, pois todas as evidências apontavam na sua direção e ele confessou como tudo foi feito. Por volta do meio dia, o mesmo foi preso em sua casa por uma equipe da PM de Crato, que o levou até o brejo e este apontou o local da cova. Por medida de segurança ante a chegada de familiares de Alana, a polícia o conduziu para a Delegacia de Defesa da Mulher, enquanto cuidava da exumação e entrega ao pessoal do IML para a necropsia. Ela tinha os pés e as mãos amarrados com fios e a cabeça envolta por uma fita adesiva plástica transformada em múmia. Segundo a polícia, tudo indica que houve premeditação do crime. A primeira evidência, foi o pedido de uma enxada emprestada a um vizinho por Joserlandio há uns seis dias. Além disso, testemunhas relataram ter visto o acusado no local onde a enterrou como se tivesse escolhendo para a futura cova. Recentemente, ele tentou contra a vida de sua sogra pelo mesmo motivo da pensão alimentícia e já tinha agredido a ex, ficando preso durante quatro meses para responder por crime contra a Lei Maria da Penha.