Campanha eleitoral começa nesta terça-feira (16), na internet e nas ruas



A propaganda eleitoral começa nesta terça-feira (16) e os candidatos aos cargos de prefeito e vereador de todo o Estado terão 45 dias para divulgar as ruas metas e planos de atuação à frente das prefeituras ou nas câmaras municipais. Isso ignifica que os candidatos terão um mês e meio para convencer os eleitores a votarem neles. 

Mas, nem tudo é permitido neste período para conseguir voto. A nova legislação eleitoral, que está em vigor desde o ano passado normatizou uma série de proibições. Entre elas, a realização de comícios com shows musicais, outdoors e mensagens de telemarketing.

 O que é permitido mesmo, somente as propagandas feitas na Internet, nos sites dos candidatos, o uso de auto falantes em carros de som das 8 da manhã até às dez horas da noite, além de folhetos e adesivos. Brindes como blusas, camisetas e bonés, estão fora de cogitação. A advogada eleitoral Aline Dutra de Faria acredita que, com a nova legislação. A campanha desse ano será mais explorada virtualmente. “Esse ano, por a eleição ser mais curta, por ter um limite de verba, ela será feita muito pelas redes sociais. Então a população deve ficar bem atenta a isso”, disse. Como o tempo de campanha foi reduzido de três meses para um mês e meio, a expectativa é que os candidatos aproveitem o período mais curto para mostrar ao máximo as suas propostas de trabalho, evitando ataques aos adversários.

 “Os candidatos não devem focar na questão do denuncismo e falar atacando o candidato oposto e sim, voltar para o cerne da eleição que é mostrar para a população, para o eleitor, quais são as propostas eficazes que vão atender a demanda da população”, afirmou a advogada. A propaganda em rádio e televisão é restrita ao horário eleitoral gratuito, que começa no próximo dia 26. É muito importante a fiscalização feita pelos eleitores, mas também vale destacar que, com a nova legislação, as punições para os políticos que cometerem irregularidades vão de multa até detenção. (r7.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário