Jacarés são flagrados no Rio Capibaribe em Toritama



Nessa terça-feira (15), moradores de Toritama flagraram dois jacarés no Rio Capibaribe. Os animais, da espécie jacaré-de-papo-amarelo, têm pelo menos 1 metro de comprimento e podem ser vistos por quem passa pela ponte que dá acesso ao município. 

De acordo com o mestre em gestão e políticas ambientais, João Domingos, a presença dos jacarés é comum no Rio São Francisco e em rios que banham a Região Metropolitana do Recife, e relatou possíveis fatos que podem ter ocasionado, para que os animais fossem vistos nessa região.

“Muito possivelmente, tenha acontecido uma dispersão de espécie, uma soltura ou uma fuga de um cativeiro”, explicou o ambientalista.

Ele recomendou que as pessoas não devem alimentar e nem manter contato com os animais. 

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) informou por meio de nota que a remoção dos animais não poderá ser realizada porque eles estão no habitat natural.

 A recomendação é que os moradores não capturem os jacarés. Isso representa crime ambiental, que pode resultar em pena de seis meses a um ano de detenção e multa de R$ 500 por animal. A Agência informou que em caso de riscos, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado. O telefone da Unidade de Gestão de Fauna da CPRH é (81) 3182-8905 e funciona de segunda à sexta, das 8h às 17h.

Informações do g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário