100 anos do nascimento de João Nabor - 1º Fotografo Taquaritinguense


Há 100 anos nascia João Arruda da Silva, conhecido por João Nabor, em Taquaritinga do Norte. Homem simples, estudioso e com um extremo amor dedicado a sua terra. Foi barbeiro, estudante, funcionário público e fotógrafo, função em que se notabilizou. 


Dentre os trabalhos mais importantes, escreveu a história da cidade em imagens. As fotografias de João Nabor datam desde a década de 1930 até os anos 90. O acervo do fotógrafo possui imagens variadas, como retratos e fotos da antiga Taquaritinga.



Tipo de máquina mais usada por João Nabor (na época top de linha-Japonesa)

Na sua casa, no centro da cidade, num laboratório no quintal da casa, revelava e colocava as imagens no papel. Passou por diversos processos do fazer fotográfico: lambe-lambe, chapa de vidro, película e filme. Faleceu em setembro de 1990, deixando a esposa Maria Nabor e quatro filhos: Iracema, Juarêz, Jânio e Jalmirêz.

Blog do Jânio Arruda

Brasileirão começa hoje com quatro jogos !

Foto : Reprodução Google


Quatro jogos marcam a estreia da Série A do Campeonato Brasileiro de 2016. Flamengo e Palmeiras atuam em casa, ambos às 16 horas, contra Sport e Atlético-PR, respectivamente. Atlétic-MG e Santos duelam às 18 horas, no Independência, e Coritiba e Cruzeiro se enfrentam no Couto Pereira, às 21 horas.

 Após um início de semestre decepcionante – o Flamengo caiu nas semifinais do Carioca e da Primeira Liga –, o técnico Muricy Ramalho tem como missão levar a equipe carioca ao título nacional, algo que não acontece desde 2009. Recuperados de lesões, Emerson Sheik e Everton estão preparados para iniciar o torneio.

No Sport, o técnico Oswaldo de Oliveira é a aposta da diretoria para disputar o Brasileiro. Recém-contratado, Oswaldo chegou ao clube para substituir Falcão, e já comandou o time nas finais do Campeonato Pernambucano contra o rival Santa Cruz, que ficou com o título. Para a partida de hoje, o treinador confirmou a presença do volante Rithely, que se recuperou de uma lesão na coxa. 

O Cruzeiro passou por uma troca de comando após ser eliminado na semifinal do Estadual pelo América-MG, que terminou conquistando o título sobre o Atlético. O português Paulo Bento foi contratado para substituir Deivid. Ele, no entanto, só se juntará ao time na próxima segunda-feira, 16. Entre os destaques do Cruzeiro para esta temporada está o volante Lucas Romero.

 O Coritiba também chega ao Brasileiro após um grande revés no Estadual. O time havia feito uma boa campanha, mas foi batido na final pelo rival Atlético-PR com duas derrotas por 3 a 0 e 2 a 0. Sob o comando de Gilson Kleina, o time terá que superar adversidades financeiras para fazer uma boa campanha no Nacional. Uma das apostas do time para conseguir bons resultados é o atacante Kleber, que já marcou 13 gols em 2016. (Folhapress)