Norte- Taquaritinguense APROVADO em medicina declara: "O respeito ao lugar do outro é substancial"

Arquivo Pessoal


Robson Casé, Taquaritinguense, aficionado por fotografia e por poesia, leva consigo uma outra paixão: a medicina. Aprovado pela Universidade Federal de Alagoas, campus Maceió, lugar pretendido, o jovem assegura que a nota da redação foi imprescindível para sua entrada no curso. Tendo obtido 940 na redação no último Exame Nacional do Ensino Médio, escrito até 5 dissertações por semana e participado do Intensivo Redação 1000, foi preciso adequar a importância do estudo ao trabalho de meio expediente e às viagens diárias à cidade vizinha na qual estudava.

 Desde o Ensino Fundamental, Robson já havia determinado sua escolha. Mesmo com a oportunidade de cursar Ciências Contábeis pelo PROUNI, a formação não mudou sua opção. Entusiasta de cinema, o trabalho com a sétima arte fê-lo ter uma visão atenta aos curta-metragens do cinema contemporâneo, por possibilitarem debates sobre questões que julga necessárias. Segundo o aprovado, que indica aos vestibulandos ler de tudo - desde livros de contos a notícias virtuais - a leitura é fundamental para a escrita de uma redação bem fundamentada. 

Foram mais de setenta temas perpassados no processo de estudos intensos sobre a redação Enem. Para o ex-aluno da atual escola de referência de Taquaritinga do Norte, estar atualizado em relação aos acontecimentos históricos viabiliza discutir sobre temas variados, além de ser importante compreender profundamente os critérios de avaliação da redação, as 5 competências, que conheceu através das aulas de redação do Biosfera. Entretanto, além disso, para ele é indispensável respeitar a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

 "Em meio ao cenário mundial atual, marcado por conflitos em diversas regiões do planeta, afrontar a Declaração Universal dos Direitos Humanos é negar a conquista de acesso aos direitos básicos. Acredito, inclusive, que a população deve conhecer seus direitos, bem como respeitar os direitos alheios. Afinal, só assim será possível impactar verdadeiramente a vida em sociedade", afirma o futuro médico. ( Intensivo Redação 1000 )