Campanha eleitoral começa nesta terça-feira (16), na internet e nas ruas



A propaganda eleitoral começa nesta terça-feira (16) e os candidatos aos cargos de prefeito e vereador de todo o Estado terão 45 dias para divulgar as ruas metas e planos de atuação à frente das prefeituras ou nas câmaras municipais. Isso ignifica que os candidatos terão um mês e meio para convencer os eleitores a votarem neles. 

Mas, nem tudo é permitido neste período para conseguir voto. A nova legislação eleitoral, que está em vigor desde o ano passado normatizou uma série de proibições. Entre elas, a realização de comícios com shows musicais, outdoors e mensagens de telemarketing.

 O que é permitido mesmo, somente as propagandas feitas na Internet, nos sites dos candidatos, o uso de auto falantes em carros de som das 8 da manhã até às dez horas da noite, além de folhetos e adesivos. Brindes como blusas, camisetas e bonés, estão fora de cogitação. A advogada eleitoral Aline Dutra de Faria acredita que, com a nova legislação. A campanha desse ano será mais explorada virtualmente. “Esse ano, por a eleição ser mais curta, por ter um limite de verba, ela será feita muito pelas redes sociais. Então a população deve ficar bem atenta a isso”, disse. Como o tempo de campanha foi reduzido de três meses para um mês e meio, a expectativa é que os candidatos aproveitem o período mais curto para mostrar ao máximo as suas propostas de trabalho, evitando ataques aos adversários.

 “Os candidatos não devem focar na questão do denuncismo e falar atacando o candidato oposto e sim, voltar para o cerne da eleição que é mostrar para a população, para o eleitor, quais são as propostas eficazes que vão atender a demanda da população”, afirmou a advogada. A propaganda em rádio e televisão é restrita ao horário eleitoral gratuito, que começa no próximo dia 26. É muito importante a fiscalização feita pelos eleitores, mas também vale destacar que, com a nova legislação, as punições para os políticos que cometerem irregularidades vão de multa até detenção. (r7.com)

Seis jovens morrem após procurar um pokémon go no meio da BR-539



Jovens morrem após parar carro na pista Br-539 próximo a Goiânia, após avistar uns do pokemon o motorista decidiu parar o carro na pista onde não há acostamento, em seguida uma carreta bateu e arremessou os jovens a 10 metros barranco a baixo.

 Luciano mota 25 anos, Gabriela 22 anos, Mauricio 27 anos, Gabriel 29 anos, Leandro 31 anos e Amanda Ferrar 27 anos, foram as vítimas do acidente. A Samu foi encaminhada para o local, mais chegando constatou o óbito dos 6 jovens. (Jornaleiro News)

TRE MULTA CANDIDATO A PREFEITO EM TAQUARITINGA DO NORTE POR POSTAGEM EM FACEBOOK


A decisão do juiz da 51ª Zona Eleitoral, Danilo Félix Azevedo, que na ocasião acatou uma representação do PDT contra o candidato a prefeito Jânio Arruda (PSD), foi mantida pela Corte Eleitoral do TRE-PE. 

O candidato que concorrerá as eleições em Taquaritinga do Norte recorreu, porém sem sucesso. De acordo com documentação exposta no site oficial do TRE, uma publicação veiculada em uma conta no Facebook ligada ao político citado seria uma maneira de manifesto implícito, fazendo na ocasião alusão ao número que poderá ser utilizado pelo candidato, o que acabou se caracterizando como uma forma de pedido de voto antecipado. 

Pelo entendimento da justiça, Jânio teria sido beneficiado, mesmo que não diretamente sendo responsável pela publicação, já que é ele o candidato oficial do grupo que expôs o conteúdo. Ficou então configurada a propaganda extemporânea, impondo a aplicação da penalidade prevista no art. 36, §3º da Lei nº 9.504/97, no qual o recorrente terá que pagar uma multa de R$ 5 mil. 

Com Informações do TRE-PE