Dia Mundial da Água - Momento para se refletir !


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. A data é destinada para que a sociedade possa discutir sobre os diversos temas relacionados a este importante recurso natural. Cada vez mais o tema água chama atenção de toda população mundial, especialmente por ser um bem tão precioso. 

Apesar de dois terços do planeta Terra ser formado por água, apenas 0,008 %, deste total é potável – própria para o consumo. Grande parte das fontes de água, rios, lagos e represas sofrem com efeitos da poluição, em especial nas regiões urbanas. Situação preocupante, pois num futuro próximo, poderá falta água para o consumo de grande parte da população mundial. Momento de reflexão- Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema. 



Um exemplo recente sobre a importância da água é a crise hídrica no Estado de São Paulo, onde os principais reservatórios chegaram ao seu limite para abastecer uma cidade com aproximadamente 12 milhões de habitantes e o principal rio que corta a cidade, o Tietê, não pode ser utilizado para consumo devido ao grau de poluição. Mas esta situação de São Paulo é apenas um exemplo, muitas outras regiões brasileiras com concentrações populacionais se ainda não enfrentam o problema, provavelmente num futuro próximo, poderão passar por esta mesma situação ou até pior. Portanto, água é fundamental para a vida humana e precisa ser preservada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário